FORMAÇÃO GERAL XII


O abuso e a exploração podem levar um tempo para serem descobertos, isso se deve a uma síndrome que acomete a maioria das crianças. Qual nome possui essa síndrome?

 


Síndrome da Vergonha.


Síndrome do Segredo.


Síndrome de Burnout.


Síndrome da Participação.


Síndrome da Adição.

De acordo com a cartilha Abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, o abuso e a exploração sexual tem como semelhança a violência causada na criança ou no adolescente, porém, ambos possuem características próprias. Quais são elas?

 


Na exploração sexual não há a produção de materiais pornográficos (vídeos, fotografias, filmes, sites da internet).


Na exploração sexual há a utilização sexual de crianças e adolescentes com fins comerciais e lucrativos, enquanto o abuso ocorre por meio de ameaças e agressões físicas.


As penalidades para ambos são as mesmas.


Tocar ou acariciar os órgãos genitais de uma criança não é considerado abuso sexual.


No abuso sexual há a presença de um(a) aliciador(a), ou seja, alguém que lucra intermediando a relação com o usuário ou cliente.

Sabe-se que o objeto de estudos da administração são as organizações. Neste ponto, a administração busca compreender o processo de tomada de decisão de recursos necessários para viabilizar o sucesso organizacional.  Neste ponto, considera-se correta a seguinte afirmação:

 


A tomada de decisão deve sempre ser pautada pelo nosso sistema nervoso chamado de limbico.


A tomada de decisão na atual dinâmica se tornou algo mais simples.


A capacidade de racionalidade do humano se sobrepõe, na maioria das vezes, ao lado emocional.


A tomada de decisão no âmbito da administração precisa ser considerada mediante uma lógica racional, e mais, esta deve sobrepor às questões emocionais - límbico.


As organizações humanas são aquelas que tomam decisões apenas movidas pelas questões emocionais.

Sabe-se que a compreensão do sistema nervoso não é tarefa fácil, a sua complexidade é algo inquestionável. Nesse sentido, o cérebro é um protagonista nesse sistema. Logo, possui algumas formas de funcionamento responsáveis pelas nossas percepções e emoções, as quais são:

 


acelerada, estressada, negativa e positiva.


neutra, acelerada, negativa e positiva.


neutra, equilibrada, negativa e positiva.


neutra, estressada, negativa e positiva.


racional, acelerada, negativa e positiva.

A cultura organizacional tem sido um fenômeno a ser estudado por diversos autores no âmbito da gestão. Logo, os autores têm observado a relação direta entre cultura organizacional e desempenho organizacional. Sobre isso, vale saber ainda que para uma eficiente gestão de clima e cultura organizacional, é necessária a compreensão dos relacionamentos humanos dentro de cada organização. Sobre este último conceito, analise e assinale a única questão correta.

 


A gestão da cultura organizacional é importante apenas em empresas que prestam serviços.


A gestão do clima organizacional é algo simples e por isso todas as empresas praticam.


A gestão da cultura organizacional deve ser imposta pelos funcionários.


A cultura organizacional deve sempre ser modificada.


As soft skills determinam a capacidade de gestão e de relacionamento interpessoal, diferenciando de forma positiva um trabalho dos seus colegas no mercado de trabalho.

Segundo a teoria Cérebro Trino, o cérebro humano seria composto por três sistemas interdependentes, porém distintos. Quais são eles?

 


reptiliano, límbico e molecular.


reptiliano, límbico e córtex.


límbico, córtex e molecular.


crânio, neurônios e córtex.


neurônios, límbico e córtex.

A inovação na atual dinâmica competitiva é um tema que merece destaque, isso porque, é a partir da inovação que as empresas têm conseguido se manter sustentável no mercado. Logo, pode-se concluir que:

 


Inovação é algo simples e deve ser percorrido por todas as organizações.


A inovação deve ser praticada apenas por grandes empresas.


Os estudos de neurobusiness atrelados aos estudos e práticas da administração podem contribuir com práticas mais inovadoras dentro das instituições.


Inovações incrementais não são capazes de gerar vantagens competitivas.


A inovação não contribui com a alavancagem dos negócios, pois isso afeta a estabilidade organizacional.

A qualidade do ensino está atrelada à qualidade do trabalho docente, para tanto, faz-se necessário refletir acerca dos processos de formação inicial e continuada, ofertados ao professor, pois somente a partir da qualificação profissional e dos investimentos em infraestrutura, material didático, recursos humanos, dentre outros elementos essenciais para a educação, é possível garantir que a educação promova certo tipo de estrutura. Com essas considerações, podemos afirmar que essa educação tem como característica ser:

 


reprodutivista, levando à autorreflexão.


garantia da qualificação da mão de obra, para atender às demandas do mercado de trabalho.


centrada na seleção dos melhores a partir dos princípios da meritocracia.


crítica e reflexiva, levando à autonomia e à construção da cidadania.


centrada somente no indivíduo, e não no coletivo.

Adaptar emoções, pensamentos e comportamentos em situações não familiares, imprevisíveis ou ideias diferentes às originais é uma habilidade vital para os profissionais que lidam com pessoas, projetos e decisões de Negócios. A melhor descrição para esse conceito, utilizando um dos fatores da escala EQi2.0, é:

 


expressão emocional.


empatia.


consciência emocional.


flexibilidade.


teste de realidade.

Os fatores são grandes blocos de características relacionados à Inteligência Emocional. Contudo eles ainda podem ser subdivididos em características mais específicas – os chamados subfatores. Quantos subfatores, no total, compõem a escala de Inteligência Emocional, segundo o modelo EQi2.0?

 


10.


3.


15.


5.


12.

Páginas: 12345